20/05/07

Festa da Xana - Um sucesso

A tarde de ontem foi muito bem passada e o objectivo inicial foi superado: conseguimos juntar 2500 euros, que foram entregues à Xana para a reconstrução da sua casa. Além disso, o Augusto, pai da Catarina Ferreira, vai não só oferecer alguns móveis, como também reconstruir a cozinha devorada pelas chamas. A Xana estava visivelmente comovida e o momento alto da festa foi quando ela disse aos presentes: "Já há muito tempo que não me divertia assim. Obrigada por me devolverem o meu sorriso". Ficou extremamente feliz quando lhe foram entregues dois álbuns de fotografias, um deles de fotografias dela no tempo da SIMECQ e o outro do Cláudio, seu filho, ambos feitos com o trabalho da nossa Olga Galvão. A Xana partilhou com todos os presentes que os nove anos que passou na SIMECQ foram os melhores da sua vida e que nunca vai esquecê-los. Aconselhou aos mais jovens que aproveitassem todos os momentos, pois seriam marcantes para o resto das suas vidas.
O dia também ficou marcado pelo "Torneio dos Minis", que levou ao nosso pavilhão muitas crianças desde os 5 anos de idade, algumas delas bastante talentosas, como é o caso do nosso Marcelo. É sempre edificante ver os mais pequeninos jogar. Acima de tudo estão ali por amor ao desporto e não dão importância aos resultados.
O jogo dos "Jovens", com a presença do Cláudio, também correu muito bem. Aqui fica o convite: "Volta Cláudio! A equipa de iniciados agradece, pois ainda sabes como se joga."
O jogo das "Veteranas" também foi muito divertido e ainda deu para ensinar qualquer coisa aos mais novos. Quantas é que se conseguiram levantar no dia seguinte, isso é que nós não sabemos. Esperemos que o momento se repita mais vezes, mas não pelas mesmas razões.
Assim que a Xana conseguir refazer a sua casinha, vamos festejar com mais um convívio.
Aqui fica mais uma frase da nossa Xana: "Quando entrei na nossa casa e vi tudo preto, pensei: Só ficámos com a roupa que temos no corpo, mas depois olhei para os meus filhos e disse: Ainda tenho os meus filhos e isso é que importa".
Foi uma grande lição de vida para todos os que puderam assistir. Desejo à Xana as maiores felicidades pois ela merece. É um doce de pessoa!
Obrigada a todos pelo contributo. O que para cada um de nós foi pouco, para a Xana fez a diferença.
Viva a SIMECQ!

2 comentários:

Anónimo disse...

Estou muito orgulhosa por ter participado nesta festa! Gostei muito de conhecer a Xana e tenho a certeza que toda esta história terá um final feliz, pois ela transmitiu-me imensa força e coragem! Foi gratificante ver a grande adesão a esta causa! Uma palavra especial para a equipa das juniores que, depois dos jogos, animaram a festa e uma em especial que doou as suas poupanças para ajudar a Xana e os seus filhos! Boa sorte Xana, esperamos ver-te na Simecq muito mais vezes e com esse "tal" sorriso no rosto.

Anónimo disse...

Só mais uma coisinha: no dia seguinte consegui levantar-me mas doem-me todos os músculos do corpo! São as marcas da velhice.....lololol