23/06/10

Texto publicado no site do Planeta Basket por Hugo Salgado




O site do Planeta Basket está de cara lavada e na minha opinião bastante mais atractivo.
Deixo-vos aqui um texto de Hugo Salgado, publicado hoje.


Ups! Errei...

Quem vive no mundo do desporto, e especialmente quem treina está familiarizado com o erro. Os treinadores erram. Os jogadores erram. Os árbitros erram.
Portanto somos levados de encontro à célebre frase de que “Errar é humano”. Mas somos levados a esquecer que persistir no erro… É outra coisa qualquer.
Mas é exactamente o erro que leva um enorme número de atletas a desistir do desporto, bem como inúmeras pessoas a desistir de objectivos.
Como diz Dean Smith, devemos proceder da seguinte forma com o erro: Reconhece-lo, admiti-lo, aprender com ele e esquecê-lo.
São exactamente estes quatro passos que devemos seguir, mas que tanto custam a atingir.
Reconhecer um erro começa por ser um problema para algumas personalidades e deve-se encontrar diferentes formas, para junto da pessoa que errou passarmos ao segundo passo.
Admitir o erro. Um problema maior que o do reconhecimento.
Reconhecer é sempre mais fácil do que admitir. E é neste ponto que deve começar a intervenção do “líder” da equipa. Ajudar o atleta a admitir o erro sem que este saia lesado.
Continua o papel do líder na fase de aprender com o erro. Quem erra, deve usar o erro para crescer uma etapa. Não deve de todo persistir e insistir no mesmo erro.
Devemos então portanto ao aprender com o erro, esquecê-lo de seguida. O não esquecer é que nos faz persistir nele.
Mas sejamos objectivos. O sucesso é  algo que todos desejam, e quanto mais depressa tentamos chegar-lhe, mais erros se cometem.
Mas então porque ficamos surpreendidos quando alguém comete um erro e ficamos apavorados quando somos nós a cometê-lo?
Vivemos certamente ligados ao “medo de errar”. Errar, que afinal de contas não é assim tão grave.
Os médicos podem sepultar os erros, os dentistas podem extrai-los, nós que estamos no basket temos a vantagem de a grande opção ser mesmo aprender com o erro, e não repetir.
Sejas atleta, treinador, arbitro, dirigente, seccionista ou apenas adepto ligado ao basquetebol não te esqueças que nunca vais ser capaz de deixar de cometer erros.
O que podes mudar é a maneira como os cometes, como os encaras, e como cresces com eles.
Por vezes alguns fracassos resultam em grandes sucessos. Portanto erra… Mas com classe.

Sem comentários: